EXTENSÃO DA CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL SOBRE A PRODUÇÃO DE ANTROPÓLOGAS/OS NEGRAS/OS

É inevitável observar a forte mudança ocorrida na Antropologia brasileira nos últimos anos, que após muita luta passa a contar com uma maior presença de negras/os, indígenas, LGBTIQ+ e outras populações cujo lugar na ciência foi historicamente obliterado. Nesse contexto de ampliação de ações afirmativas na graduação e pós-graduação e de tensionamento da Antropologia hegemônica brasileira, não faltam questionamentos. Cânones são revistos e recuperados, (re)surgindo nomes como Zora Hurston, Lélia Gonzalez, Anténor Firmin e Jomo Kenyatta; as subjetividades em campo ganham centralidade e o corpo negro das/os antropólogos põe em cheque a falsa “arracialidade” dos corpos brancos que até então dominavam a disciplina; novas perspectivas sobre velhos temas surgem, assim como novas perspectivas sobre novos temas. Como nos canta Milton Nascimento, “Sei que nada será como antes, amanhã”.

No que tange à questão negra, sem sombra de dúvidas a criação do Comitê de Antropólogas/os Negras/os dentro da Associação Brasileira de Antropologia, em 2018, foi um ponto de inflexão fundamental para a consolidação das demandas desse grupo institucionalmente e nacionalmente. Nesse período, grupos de trabalho e simpósios foram propostos nos principais eventos de Antropologia, assim como cursos voltados para a revisão dos clássicos da disciplina, introduzindo pensadoras/es negras/os foram ofertados.

Na busca por seguir essas mudanças e pensar criticamente o cenário da Antropologia brasileira contemporânea, temos o prazer de anunciar que o v. 7 n.2 da Revista Novos Debates será voltado ao pensamento, produções e proposições de Antropólogas/os Negras/os. Neste contexto, convidamos antropólogas/os negras/os a contribuírem com as seções Novas Pesquisas, Composições e Ensaios. As/os autoras/os que desejarem submeter trabalhos para essa edição devem fazê-lo até o dia 28 de maio de 2021 pelo Formulário de Submissão.

Ainda neste contexto, em parceria com uma série de editoras, estamos lançando uma Chamada Especial para Resenhas de livros publicados por antropólogas/os negras/os. A lista de livros e o formulário de candidatura para receber um exemplar dos livros selecionados pode ser acessada aqui. Editores deste número:

Juliana Cintia Lima e Silva (MN | UFRJ)
Milton Ribeiro (UEPA | UFPA)
Vinícius Venancio (UnB)
Willian Luiz da Conceição (MN | UFRJ)