Associação Brasileira de Antropologia

A- A A+

Normas para publicação

 

Novos Debates é um periódico voltado sobretudo a jovens pesquisadoras e pesquisadores, de todos os níveis de formação, mas aberto à participação de profissionais experientes. Ao visar este público, busca ser um periódico de divulgação dinâmica de pesquisas em andamento e recentemente concluídas no Brasil, mas também aberto a publicar trabalhos desenvolvidos em outros países. Ao mesmo tempo, Novos Debates busca ser um espaço crítico de discussão de questões teóricas, metodológicas e políticas contemporâneas caras à disciplina e aos grupos com os quais trabalhamos em nossas pesquisas e ações profissionais. Finalmente, Novos Debates toma para si o desafio de repensar a prática editorial acadêmica, buscando oferecer textos em diálogo com questões atuais e que possam ser trazidas para os cursos de graduação e pós-graduação no país. 

Novos Debates publica textos curtos, de cerca de seis a sete páginas, com o intuito de conferir maior dinâmica à circulação de pesquisas em andamento e debates em voga nas arenas políticas no âmbito nacional e no internacional. Com efeito, essa característica apresenta-se como uma peculiaridade importante desta publicação, que une aspectos comuns a periódicos de divulgação científica com o espírito crítico e rigoroso próprio às publicações acadêmicas tradicionais. Ao mesmo tempo, busca uma inovação atualmente necessária no plano editorial acadêmico. 

Toda contribuição recebida para a Novos Debates será analisada pelo seu Conselho Editorial e pareceristas ad hoc, que emitirão parecer favorável ou contrário à publicação. 

Formatação

As normas para publicação são as seguintes: Fonte: Times New Roman 12; Espaçamento: 1,5; Margens: 2,5 (acima e abaixo) por 3,0 (laterais). A extensão dos textos é de 9000 caracteres (contando os espaços e sem contar as referências bibliográficas) para a seção Novas Pesquisas, Opinião e Resenhas, e máximo de 10 (dez) páginas para as entrevistas. A formatação das referências bibliográficas deverá seguir as normas da revista Vibrant. Sublinhamos que a perfeita adequação da formatação das referências será especialmente observada para a avaliação dos trabalhos recebidos. Os arquivos de texto devem estar em formato Word (extensões “.doc” ou “.docx”) e devem comportar o nome completo, filiação institucional, bolsa de pesquisa (se for o caso), e-mail e link para o Currículo Lattes.