Neusa Gusmão e sua contribuição ao Ensino de Antropologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097-7119

Palavras-chave:

Ensino de Antropologia, Antropologia da Educação, UNICAMP, Associação Brasileira de Antropologia

Resumo

O debate sobre ensino de antropologia está presente desde a fundação da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e tem trazido contribuições relevantes para as Ciências Sociais. Considerando tais aspectos, a comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ABA propôs o prêmio Excelência no Ensino de Antropologia no Brasil, concedido à professora Neusa Gusmão em 2020. Neste artigo realizamos uma breve análise sobre a trajetória acadêmica desta antropóloga, destacando sua contribuição ao ensino de Antropologia no Brasil.

Referências

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 2003. Sobre o Pensamento Antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

GOLDENBERG, Mirian. 2011. Noites de insônia – cartas de uma antropóloga a um jovem pesquisador. São Paulo: Record.

GROSSI, Miriam Pillar. 2006. “Pós-graduação, graduação e especialização: novas demandas de formação em antropologia”. In: Miriam Pillar Grossi, Carmen Rial e Antonella Tassinari (Org.). Ensino de antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Florianópolis: Nova Letra. p. 7-11.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. 2016. “Antropologia, Cultura e Educação na Formação de Professores”. Revista Anthropológicas, 27(1): 45-71.

_____. 2013. “A Lei 10 639/2003 e a formação docente: desafios e conquistas”. In: Regina de Fátima de Jesus, Mairce da Silva Araújo e Henrique Cunha Jr. (Org.). Dez Anos da Lei 10.639/03. Memórias e perspectivas. Fortaleza/CE: Edições UFC. p. 47-61.

_____. 2012. “Antropologia e educação: origens de um diálogo.” Cadernos CEDES, 18(43): 8-25.

_____. 2009. “Entrelugares: antropologia e educação no Brasil”. Educação, 34(1): 29-46.

_____. 2006. “Antropologia e Educação: história e trajetos/Faculdade de Educação - Unicamp.” In: Miriam Pillar Grossi, Carmen Rial e Antonella Tassinari (Org.). Ensino de antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Florianópolis: Nova Letra. p. 299-331.

_____. 2005. Os Filhos da África em Portugal: Antropologia, multiculturalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica.

_____. 1997. “Africanidades e Brasilidades: desafio da formação docente”. Realis Revista de Estudos Antiutilitaristas e Poscoloniais, 2(1): 93-108.

_____. 1993. “A Dimensão Política da Cultura Negra no Campo: uma Luta, muitas Lutas”. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, 4(5): 106–108.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de; SOUZA, Márcia Lúcia. 2018. “Etnografia na/e Educação: um olhar sobre quilombolas no Brasil e africanos em Portugal”. Revista Contemporânea de Educação, 13(26): 125-145.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de; SOUZA, Marcia Lúcia A. 2011. “Identidade quilombola e processos educativos presentes num quilombo urbano: o caso do Quilombo Brotas”. Educação & Linguagem, 14(23/24): 75-93.

OLIVEIRA, Amurabi. 2021. “Uma análise da antropologia da educação nas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020)”. Educação em Pesquisa, 47: 1-16.

_____. 2013. “Antropologia e/da Educação no Brasil: Entrevista com Neusa Gusmão”. Cadernos De Campo, 22(22): 147-160.

_____. 2017. “Um Balanço da Discussão sobre Ensino na Associação Brasileira de Antropologia''. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, 1(1): 80-91.

Downloads

Publicado

14.08.2021

Como Citar

Oliveira, A. (2021). Neusa Gusmão e sua contribuição ao Ensino de Antropologia no Brasil. Novos Debates, 7(1). https://doi.org/10.48006/2358-0097-7119

Edição

Seção

Pedagógicas