Com o Corona mudou tudo né?

Reflexões sobre o corpo negro feminino e experiências de parto durante a pandemia na cidade de Porto Alegre

Autores

  • Josiane Bueno

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097-7205

Palavras-chave:

racismo estrutural, violência, mulheres negras, parto

Resumo

O presente trabalho é parte de minha pesquisa de doutorado iniciada no ano 2019, a pesquisa vem buscando discutir a relação entre racismo estrutural e seus efeitos nas instituições públicas de saúde. Considerando a importância da discussão de determinados marcadores sociais no campo da antropologia do corpo e da saúde, a pesquisa vem fazendo os cortes de gênero, raça e econômico, de maneira que o trabalho tem buscado compreender as experiências que envolvem diferentes fases da maternidade (gestação, parto e cuidado) de mulheres negras, considerando os atravessamentos aos quais esses corpos estão submetidos. Tem sido aspecto central na pesquisa problematizar algumas institucionalizações que vem causando experiências de dor e sofrimento às mulheres negras, para este trabalho específico - Com o corona mudou tudo né? ” Reflexões sobre o corpo negro feminino e experiências de parto durante a pandemia cidade de porto alegre -  considero refletir o quanto o contexto de pandemia vem causando efeitos ainda mais violentos às experiências de parto das mulheres negras atendidas pelo sistema o público de saúde; assim, faz-se necessária a discussão dos conceitos antropológicos de sofrimento social e embodiment. Como metodologia, considerando os limitadores impostos pelo contexto pandêmico ao qual esse trabalho está submetido, utilizou-se como recurso entrevistas não estruturadas e a distância; aqui o trabalho é feito a partir do relato de duas mulheres negras atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo. Pólen, 2019.

DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo. Editora Boitempo, 2016

Dossiê Violência Obstétrica. Parto do princípio: mulheres em rede pela maternidade ativa.:“Parirás com dor”. Documento elaborado para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência Contra as Mulheres, 2012.

DODOU HD, Rodrigues DP, Guerreiro EM, Guedes MVC, Lago PN, Mesquita NS. A contribuição do acompanhante para a humanização do parto e nascimento: percepções de puérperas.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v18n2/1414-8145-ean-18-02-0262.pdf

EDMONDS, Alexander. The Biological Subject of Aesthetic Medicine. Feminist Theory 14(1):65-82. 2013

FASSIN, Didier. When bodies remember: experiences and politics of AIDS in South Africa. Berkeley: University of California Press. 2007.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ª ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FOUCAULT, Michel. “A Governamentalidade”. Microfísica do Poder. RJ, Edições Graal, 1979. (11º impressão), p. 277-293.

FRY, Peter. "Estética e política: relações entre 'raça', publicidade e produção da beleza no Brasil". In: GOLDEMBERG, Miriam (Org.). Nu e vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 303-325.

FURTADO, Rafael Nogueira; CAMILO, Juliana Aparecida de Oliveira. O conceito de biopoder no pensamento de Michel Foucault. Revista Subjetividades, Fortaleza, 16(3): 34-44, dezembro, 2016

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Cor e raça : Raça, cor e outros conceitos analíticos. In: Raça : novas perspectivas antroplógicas / Livio Sansone, Osmundo Araújo Pinho (organizadores). - 2 ed. rev. Salvador : Associação Brasileira deAntropologia : EDUFBA, 2008.

LEWKOWICZ, Rita Becker. A hora certa para nascer: um estudo antropológico sobre o parto hospitalar entre mulheres mbyá-guarani no sul do Brasil. Dissertação de mestrado. PPGAS/UFRGS. 2016.

LOPÉZ, Laura Cecília. O corpo colonial e as políticas e poéticas da diáspora para compreender as mobilizações afro-latino-americanas. Horizontes Antropológicos, n. 43, p. 301-330. 2015.]

MATTOS, Ivanilde Guedes. A negação do corpo negro: representações sobre o Corpo no ensino da educação física. Tese de Doutorado. PPGEduc – UNEB. Salvador, 2007.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018, 80p.

OLIVEIRA, Ellen Hilda Souza de Alcântara. Mulheres negras vítimas de violência obstétrica: estudo em um hospital público de Feira de Santana. Dissertação de Mestrado. Fundação Oswaldo Cruz Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira.2018

SANSONE, Lívio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra. Salvador, Edufaba/ Pallas. 2004.

TURE, Kwame; HAMILTON, Charles V. Black power: the politics of liberation in America. New York. Vintage. 1967

WISNIEWSKI, Ana Patrícia. (In)Visibilidade Negra.

Disponível em: :http://unisinos.br/blogs/ndh/2013/09/30/invisibilidade-negra

Dossiê Violência contra as mulheres:

Disponível em: <http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossies/>

Painel de casos de corona vírus (Covid-19) confirmados nos Municípios do Rio Grande do Sul

< https://www.ufrgs.br/sig/mapas/covid19-rs/>

Downloads

Publicado

21.02.2022

Como Citar

Bueno, J. (2022). Com o Corona mudou tudo né? Reflexões sobre o corpo negro feminino e experiências de parto durante a pandemia na cidade de Porto Alegre. Novos Debates, 7(2). https://doi.org/10.48006/2358-0097-7205

Edição

Seção

Novas Pesquisas