Imagens literais demais

Pensando elementos estéticos no fazer político do bolsonarismo e suas consequências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097-6205

Palavras-chave:

Antropologia da política, bolsonarismo, conservadorismo, estética e política, pertencimento político

Resumo

O texto focaliza o entrelaçamento entre elementos estéticos, modos de pertencimento e a construção de grupos políticos bolsonaristas. São vistas nas cenas públicas de apoio ao mandato de Jair Bolsonaro materialidades, mensagens e imagens que relacionam religiões, Estados-Nação e sentidos de maioria cujo arranjo não deve ser compreendido como um acúmulo de referências desordenadas, mas como o acionamento de elementos que funcionam segundo uma lógica própria, a do bolsonarismo. O argumento do texto é o de que a ocupação de espaços públicos por apoiadores deste governo e as formas de aparição de seus elementos estéticos mais recorrentes oferecem boas chaves interpretativas para abordagens antropológicas ao tema do bolsonarismo e do fortalecimento do conservadorismo na política contemporânea.

Referências

ANDERSON, Benedict. 2008. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras.

BUTLER, Judith. 2019. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

LATOUR, Bruno. 2012. Reagregando o social: uma introdução à teoria ator-rede. Salvador: Edufba; Bauru: Edusc.

MEYER, Birgit. 2019. ‘‘De comunidades imaginadas a formações estéticas: mediações religiosas, formas sensoriais e estilos de vínculo’’. In: Emerson Giumbelli; João RicklI, João e Rodrigo Toniol (Orgs). Como as coisas importam: uma abordagem material da religião. Textos de Birgit Meyer. Porto Alegre: Editora da UFRGS. p. 43-80.

PINHEIRO-MACHADO, Rosana; FREIXO, Adriano de (Orgs.). 2019. Brasil em transe: Bolsonarismo, nova direita e desdemocratização. Rio de Janeiro: Oficina Raquel.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty; BUTLER; Judith. 2018. Quem canta o Estado-Nação? Língua, política, pertencimento. Brasília: Editora UnB.

Downloads

Publicado

18.08.2021

Como Citar

Scola, J. (2021). Imagens literais demais: Pensando elementos estéticos no fazer político do bolsonarismo e suas consequências. Novos Debates, 6(1-2). https://doi.org/10.48006/2358-0097-6205

Edição

Seção

Novas Pesquisas