PUBLICAÇÃO AVANÇADA DE ARTIGOS

Publicação Avançada de Artigos (PAA), também chamada Ahead of Print (AOP), consiste na publicação antecipada de artigos aprovados após o devido processo de avaliação por pares. Esta modalidade é especialmente cara no caso de manuscritos que trazem uma importante contribuição a debates em curso e cujo tempo necessário à publicação poderia representar uma perda ao debate no qual se insere. 

O texto publicado sob a forma PAA é definitivo, não sofrendo nenhuma alteração para publicação no número completo da revista.

ARTIGOS EM PAA

O textos disponibilizados abaixo compõem o Fórum dedicado às mudanças iminentes nas políticas de avaliação dos periódicos brasileiros por parte da CAPES. Organizado por Vinicius Kauê Ferreira e Maycon Lopes, o Forúm está previsto para o v.6 (2020) de Novos Debates. 

Nos últimos meses, uma apreensão em torno do que se tem chamado de “novo qualis” instalou-se na comunidade acadêmica do Brasil. A preocupação é plausível. Todos entendemos que o qualis, enquanto instrumento forjado para avaliar a qualidade da produção científica dos programas de pós-graduação, impacta no expediente, e mesmo na sobrevivência, dessas instâncias – de formação de pessoal e de produção de ciência no país. Isto porque, embora as consequências do recurso ao qualis sejam mais amplas, os periódicos são classificados, a princípio, para fins de apreciação dos programas. A própria captação de aportes financeiros pelos últimos, está condicionada, por sua vez, a seu desempenho em tais processos avaliativos.

Embora a CAPES ainda não tenha publicado uma portaria acerca de como o qualis será exatamente reorientado, já é de relativo conhecimento entre os pares que o fator de impacto fora alçado como o mais relevante (diríamos, incontornável) indicador no estabelecimento do conceito dos periódicos – veículos em que os artigos científicos são difundidos.

A partir do mote do que se sabe até então a respeito do “novo qualis”, de uma mirada especulativa sobre seus desdobramentos, e dos desafios que ele instaura, convidamos um conjunto de pesquisadores das ciências sociais com experiência em editoração científica para discutirmos políticas editoriais e políticas de avaliação científica. Acreditamos que somente ao nos colocarmos atentamente a pensar nas problemáticas várias que o “novo qualis” levanta, podemos ser capazes de afetar a construção de futuros possíveis para as políticas científicas da nossa área. É o espírito que anima esse fórum, e o propósito que o torna tão premente. 

FÓRUM – V6, N1-2 (2020)

UM ACENO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
Sobre o impacto das revistas em programas de pós-graduação

Moisés Lopes, Marcos Aurélio da Silva
PDF

FÓRUM – V6, N1-2 (2020)

AS REVISTAS ACADÊMICAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Antinomias entre conhecimento e norma (métricas)

Anete B. L. Ivo
PDF

FÓRUM – V6, N1-2 (2020)

QUALIS, PARA QUE TE QUERO?

Luiz Augusto Campos
PDF

FÓRUM – V6, N1-2 (2020)

O NOVO QUALIS PERIÓDICOS
Possíveis diretrizes, impactos e resistências

Olivia Cristina Perez
PDF