História quilombola no chão

No caminho para o ensino de uma antropologia imersa na vida

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.48006/2358-0097-7126

Mots-clés :

Antropologia e educação, História quilombola, Pedagogias insurgentes, Recôncavo Baiano, Unilab

Résumé

Este artigo apresenta práticas de ensino em antropologia realizadas na Unilab do Campus dos Malês, no Recôncavo Baiano. Tomando como referência atividades realizadas em colaboração com/nas comunidades quilombolas da região, a intenção é propor modos de ensinar que levem em consideração as perspectivas, lugares e formas de conhecimento das pessoas que engajamos no fazer antropológico. Ao deslocar os processos de aprendizado para os territórios e lugares onde a vida das pessoas se realiza, pretende-se mostrar que o ensino de antropologia pode ser uma experiência imersa na vida. Ressalta-se que a inclusão de metodologias colaborativas comunitárias nos modos de ensinar antropologia é efeito da democratização do acesso à universidade pública no Brasil, e uma forma de sedimentar a virada pedagógica em benefício da representatividade epistêmica das pessoas e grupos sociais historicamente excluídos dos espaços universitários.

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Publiée

2021-09-02 — Mis à jour le 2021-09-20

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Palermo Buti, R. . (2021). História quilombola no chão: No caminho para o ensino de uma antropologia imersa na vida. Novos Debates, 7(1). https://doi.org/10.48006/2358-0097-7126 (Original work published 2 septembre 2021)

Numéro

Rubrique

Pedagógicas

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