Associação Brasileira de Antropologia

A- A A+

Chamada de contribuições para v.2 n.2 de Novos Debates


Novos Debates é um fórum acadêmico promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e voltado a pesquisadoras e pesquisadores em formação em antropologia. Seu objetivo é ser um periódico de divulgação dinâmica de pesquisas em andamento e recentemente concluídas no Brasil e, ao mesmo tempo, se construir como um espaço crítico de discussão de questões teóricas, metodológicas e políticas contemporâneas caras à disciplina e aos grupos com os quais trabalhamos em nossas pesquisas e ações profissionaisNovos Debates cria um espaço dinâmico de diálogo, opiniões e embates necessários à formação das novas gerações de pesquisadoras e pesquisadores em antropologia.

 

Novas Pesquisas

Convidamos estudantes em antropologia e áreas afins, de todos os níveis de formação, a enviar contribuições para a seção Novas Pesquisas. Aceitamos textos sobre pesquisas em desenvolvimento ou recentemente concluídas no quadro de formação acadêmica de seu autor. Tendo em vista que o objetivo dessa seção é fazer circular os trabalhos desenvolvidos pelas e pelos estudantes, propomos o envio de textos curtos com uma apresentação sucinta e clara de suas pesquisas, apresentando: problemática, referencial teórico, metodologia e considerações sobre o campo.

 

Fórum

O editor convidado para organizar a seção Fórum deste número é Bruno Zilli, pesquisador associado do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), para trazer suas reflexões sobre os recentes embates envolvendo a inclusão de gênero e orientação sexual como temáticas dos Planos Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil. Diante do pânico moral instalado pelas bancadas conservadoras e dos vetos ocorridos após a exclusão dessas temáticas do Plano Nacional de Educação (PNE), torna-se urgente a promoção de um debate que trabalhe o tema com a devida seriedade. Serão especialmente bem-vindos textos para esse Fórum que abordem as interfaces entre gênero, orientação sexual e educação, bem como aqueles envolvendo as relações entre gênero e orientação sexual e políticas de inclusão social. 

 

Resenhas

Aceitamos o envio de resenhas de publicações, exposições artísticas e etnográficas e de filmes recentes que sejam de potencial interesse à reflexão antropológica.

 

Entrevistas

Por fim, acolhemos entrevistas com pesquisadores, agentes públicos ou integrantes de movimentos sociais, que podem ser submetidas à apreciação editorial da publicação. Neste número interessa a Novos Debates entrevistas com antropólogos/as que tenham experiência de trabalho em órgãos públicos, ONGs etc. e que atuem ou tenham atuado em processos de reconhecimento de direitos territoriais. Por enquanto, aceitaremos entrevistas unicamente no formato de texto.

 

Normas de envio dos textos

1. As contribuições devem ser enviadas até 30 de novembro de 2015, através do endereço eletrônico:  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

2. Aceitaremos textos em português e espanhol.

3. Novos Debates está aberta a contribuições de outras disciplinas além da antropologia, desde que os trabalhos apresentem potencial interesse à comunidade antropológica.

4.  As normas para publicação são as seguintes: Fonte: Times New Roman 12; Espaçamento: 1,5; Margens: 2,5 (acima e abaixo) por 3,0 (laterais). A extensão dos textos é de 9000 caracteres (contando os espaços e sem contar as referências bibliográficas) para a seção Novas Pesquisas e Resenhas, e máximo de 10 (dez) páginas para as entrevistas.

5. A formatação das referências bibliográficas deverá seguir as normas da revista Vibrant. Sublinhamos que a perfeita adequação da formatação das referências será especialmente observada para a avaliação dos trabalhos recebidos.

6. Os arquivos de texto devem estar em formato Word (extensões “.doc” ou “.docx”) e devem comportar o nome completo, filiação institucional, bolsa de pesquisa (se for o caso), e-mail e link para o Currículo Lattes.

 

Clique aqui para o modelo de Declaração de Direitos Autorais