Quando “outros” corpos e “outras” epistemologias adentram espaços da modernidade

Apontamentos a partir de uma pesquisa entre Brasil e Senegal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097-7105

Palavras-chave:

Epistemologias, Brasil, Senegal, Modernidade, Contra-hegemonia

Resumo

A partir do diálogo – ou encruzilhamentos – entre questões suscitadas a partir da pesquisa desenvolvida entre o Brasil e o Senegal e, sobretudo, apontamentos feitos por estudiosas e estudiosos negras e indígenas, pretende-se levantar a seguinte questão: O que ocorre com os espaços constituídos pela e para a lógica da modernidade ao serem disputados e ocupados por pessoas e grupos que, dentro de perspectivas hegemônicas, sempre ocuparam “tradicionalmente” lugares marginais e periféricos? Neste sentido, proponho-me a pensar a partir do conceito de corpos-não-modernos para refletir acerca de práticas contra-hegemonicas, presentes no cotidiano da população senegalesa, e de como estas estão calcadas em cosmovisões e princípios epistêmicos que não se adequaram ao processo civilizatório da modernidade. Fugindo de qualquer homogeneização, ou análise comparativa, que vise englobar os povos africanos, afrodiaspóricos e indígenas, buscou-se, contudo, apontar para os efeitos transformadores destes espaços tidos como modernos, ocidentais, colonialistas e supremacistas brancos, quando são simbólica e territorialmente disputados por “outros” corpos epistêmicos, atravessados por trajetórias históricas e políticas contra-hegemonicas. Estas, se mostram resistentes em sua permanência existencial, histórica e política, mesmo diante de práticas epistêmicas que visam a manutenção de certas hierarquizações e desigualdades, as quais, se fazem fortemente presentes nas ações humanitárias – tema central da referida pesquisa – e nas pesquisas antropológicas mais “tradicionais”. O contexto senegalês surge aqui também como proporcionador de reflexões que o extrapolam, aproximando-se de outras realidades geopolíticas e étnico-raciais, possibilitando apontar visibilizar os necessários embates para a visibilização de produções de conhecimento e cosmovisões que apontam para outros caminhos possíveis.

Referências

ADICHIE, Chimamanda NGOZI. 2019. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras.

BANIWA, Gersen. 2008. "Antropologia indígena: o caminho da descolonização e da autoimagem indígena". Anais da 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, Porto Seguro, Bahia, Brasil.

BANIWA, Braulina Aurora. 2018. "Mulheres e território: reflexão sobre o que afeta a vida das mulheres indígenas quando os direitos territoriais são ameaçados". Vukápanavo: Revista Terena, v. 1, n. 1: 165-170.

CÉSAIRE, AIMÉ. 2020. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Ed. Veneta.

DIOP, Cheikh Anta. 1974. A origem africana da civilização: mito ou realidade. Lawrence Hill & Co.

______. 2014. A unidade cultural da África Negra. Luanda: Edições Mulemba.

FANON, Frantz. 2019. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora UFBA.

GONZALEZ, Lélia. 2018. Primavera das rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Diáspora Africana: Editora Filhos da África.

______. 1988. "A categoria político-cultural de Amefricanidade". Tempo Brasileiro, n. 92/93: 69-82.

JAMES, Cyril Leonel Robert. 2019. Os jacobinos negros: Toussaint L'Ouverture e a revolução de São Domingos. São Paulo: Boitempo.

JESUS, Carolina Maria de. 2014. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Editora Ática.

KRENAK, Ailton. 2020. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras.

MBEMBE, Achille. 2018. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N-1 Edições.

RODRIGUES JR., Gilson José. 2019. Humanitarismo em nome do Reino: ações humanitárias de Tuparetama (Brasil) e Dakar (Senegal). Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco.

_____. 2019. "Sobre o corpo racializado em campo: masculinidades negras e suas implicações para o trabalho de campo antropológico". Revista da ABPN, v. 11, n. 30: 130-151.

SANTOS, Antônio Bispo dos. 2015. Colonização, quilombos, modos e significados. Brasília: INCT de Inclusão.

Downloads

Publicado

14.08.2021

Como Citar

Rodrigues Jr., G. J. . (2021). Quando “outros” corpos e “outras” epistemologias adentram espaços da modernidade: Apontamentos a partir de uma pesquisa entre Brasil e Senegal. Novos Debates, 7(1). https://doi.org/10.48006/2358-0097-7105

Edição

Seção

Fórum