Oferenda para a Cabocla

Os sentidos sociais do dinheiro em uma loja de artigos afro-religiosos

Autores

  • Beatriz Martins Moura UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097-2202

Referências

BAPTISTA, José Renato de Carvalho. 2006. Os deuses vendem quando dão: um estudo sobre os sentidos do dinheiro nas relaçõ es de troca do Candomblé. Tese de Doutorado, Museu Nacional - Rio de Janeiro.

BARROS, José Flávio Pessoa; MELLO, Marco Antônio da Silva; VOGEL, Arno. 1987. “A Moeda dos Orixás”. Religião & Sociedade, 14(2): 04-17.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. 2007. Teorias antropológicas e objetos materiais. Rio de Janeiro: Coleçã o Museu, Memória e Cidadania.

MOURÃO, Tadeu. 2012. Encruzilhadas da cultura: imagens de Exú e Pombajira. Rio de Janeiro: Aeroplanos.

NEIBURG, Federico. 2007. “As moedas doentes, os números públicos e a antropologia do dinheiro”. MANA, 13(1): 119-151.

PEIRANO, Mariza. 2002. O dito e o feito: ensaios de antropologia dos rituais. Rio de janeiro: UFRJ.

SIGAUD, Lygia. 2007. “‘Se eu soubesse’: os dons, as dádivas e suas equivalências”. RU- RIS, 1(2): 123-153.

Downloads

Publicado

17.08.2021

Como Citar

Martins Moura, B. (2021). Oferenda para a Cabocla: Os sentidos sociais do dinheiro em uma loja de artigos afro-religiosos. Novos Debates, 2(2). https://doi.org/10.48006/2358-0097-2202

Edição

Seção

Novas Pesquisas