Um ator chamado Carolina
Memória de resistência
DOI:
https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N1.E8118Palabras clave:
memória, estudos da performance, repertório, resistênciaResumen
Um ator chamado Carolina: memória de resistência traz reflexões sobre a performance artística praticada pelo ator/pesquisador Wilson Rabelo, na construção da sua personagem Carolina, a partir do livro Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Para entender seu processo criativo, apoiando-se principalmente em estudos de Memória Social e Estudos da Performance é preciso um olhar atento no seu laboratório dramático e estudos sobre a obra de Carolina Maria de Jesus, para enfim questionarmos as linhas tênues que aproximam memória, dramaturgia corporal e seu comportamento expressivo como forma de transmissão de repertório, subjetividade de resistência e produção de conhecimento.
Citas
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 2013. Mil Platôs: capitalismo e Esquizofrenia, volume 2. São Paulo: Ed. 34.
HALBWACHS, Maurice. 2006. A memória coletiva. São Paulo: Ed. Centauro.
LIGIÉRO, Zeca. 2011. Corpo a Corpo. Rio de Janeiro: Ed. Garamond.
MAUSS, Marcel. 1974. Sociologia e antropologia I. São Paulo: Ed. Eduesp.
PETIT, Lenard. 2010. The Michael Chekhov Handbook. New York: Ed. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203872307
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Novos Debates
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Política de Acesso Aberto
Somos uma revista de acesso aberto. Não cobramos pela publicação de artigos ou pelo acesso aos fascículos da revista.
Todo o conteúdo da revista, exceto indicação contrária em materiais específicos, está licenciado sobre Atribuição 3.0 Creative Commons Brasil (CC BY 3.0 BR).
Você tem o direito de:
– Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
– Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
– O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
– Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
– Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.