Pioneiras da pesquisa de campo
Olhares para as relações entre história da antropologia e gênero a partir da África do Sul
DOI :
https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N2.E8206Mots-clés :
História da Antropologia, relações de gênero, arquivo, antropologia na África do Sul, silenciamentoRésumé
Pioneers of the Field: South Africa’s Women Anthropologists, livro do historiador sul-africano Andrew Banks, é uma obra que relaciona história da antropologia e relações de gênero a partir da constituição da antropologia principalmente na África do Sul. O livro, ainda inédito em português, reúne um minucioso trabalho de análise de documentos e da trajetória pessoal e profissional de seis antropólogas que atuaram principalmente na primeira metade do século XX no país. A despeito das contribuições institucionais e acadêmicas de seus trabalhos, estas antropólogas permaneceram silenciadas frente à atuação de seus colegas homens do mesmo período. Dessa forma, o trabalho de Banks nos ajuda a ir além de um simples reconhecimento dessas trajetórias particulares, nos estimulando a refletir sobre os mecanismos de consagração e silenciamento na constituição das histórias oficiais da antropologia e de como podemos desenvolver uma historiografia da disciplina mais atenta a esses mecanismos.
Références
BANKS, Andrew. 2016. Pioneers of the Field: South Africa’s Women Anthropologists. Londres: International African Institute; New York: Cambridge University Press.
SCHUMAKER, Lyn. 2008. “Women in the Field in the Twentieth Century: Revolution, Involution, Devolution?”. In: Henrika Kuklick (org). A new history of anthropology. Oxford: Blackwell Publishing. p. 277-292.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Novos Debates 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 3.0 non transposé.
Política de Acesso Aberto
Somos uma revista de acesso aberto. Não cobramos pela publicação de artigos ou pelo acesso aos fascículos da revista.
Todo o conteúdo da revista, exceto indicação contrária em materiais específicos, está licenciado sobre Atribuição 3.0 Creative Commons Brasil (CC BY 3.0 BR).
Você tem o direito de:
– Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
– Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
– O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
– Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
– Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.