A fronteira em memórias
Patrimônio histórico e prática museal em Carolina-MA
DOI :
https://doi.org/10.48006/2358-0097-5206Résumé
.
Références
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. 2011 A Invenção do Nordeste e Outras Artes. São Paulo: Cortez.
ALMEIDA, Cândido Mendes de. 2007. A Carolina ou a definitiva fixação de limites entre as províncias do Maranhão e de Goiás. Imperatriz: Ética.
BRASIL, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. 2006. Tocantins-Araguaia: caderno da região hidrográfica. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/estruturas/161/_publicacao/161_publicacao02032011035943.pdf> Acesso em: 04 fev. 2019.
CRUZ, Rafael de Oliveira. 2019. “Memorial da Fronteira”: O Museu Histórico de Carolina e o cenário social carolinense. Monografia de Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis.
FLORES, Kátia Maia. 2009. Caminhos que Andam: O Rio Tocantins e a navegação fluvial nos sertões do Brasil. Goiânia: Ed.UCG.
FRANKLIM, Adalberto; CARVALHO, João Renôr F. de. 2005. Francisco de Paula Ribeiro: desbravador dos sertões de Pastos Bons – A Base Geográfica e Humana do Sul do Maranhão. Imperatriz: Ética.
HALBWACHS, Maurice. 2006. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro.
HANNERZ, Ulf. 1997. "Fluxos, Fronteiras, Híbridos: Palavras-chave da Antropologia Transnacional". Mana 3(1): 7-39.
LOPES, Rita de Cássia. 2019. Identidade e territorialidade na comunidade remanescente de quilombo Ilha de São Vicente na região do Bico do Papagaio – Tocantins. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
PEREIRA, Jaciene. 2015. O atual modelo energético e a gestão ambiental no Brasil: Uma análise do caso a partir do caso da UHE- Estreito e os impactos socioambientais em Carolina-MA. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, Universidade Estadual do Maranhão.
REIS, Alda Almeida Miranda; PEREIRA, Maria Rita Brandão. 2007. Carolina: Apogeu, Declínio e Ressurgência. Imperatriz: Ética.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornélia. 2013. "Etnografia da e na cidade, saberes e práticas". In: Antropologia da e na cidade, interpretação sobre as formas de vida urbana. Porto Alegre: Marcavisual.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Novos Debates 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 3.0 non transposé.
Política de Acesso Aberto
Somos uma revista de acesso aberto. Não cobramos pela publicação de artigos ou pelo acesso aos fascículos da revista.
Todo o conteúdo da revista, exceto indicação contrária em materiais específicos, está licenciado sobre Atribuição 3.0 Creative Commons Brasil (CC BY 3.0 BR).
Você tem o direito de:
– Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
– Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
– O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
– Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
– Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.