História quilombola no chão

No caminho para o ensino de uma antropologia imersa na vida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097-7126

Palabras clave:

Antropologia e educação, História quilombola, Pedagogias insurgentes, Recôncavo Baiano, Unilab

Resumen

Este artigo apresenta práticas de ensino em antropologia realizadas na Unilab do Campus dos Malês, no Recôncavo Baiano. Tomando como referência atividades realizadas em colaboração com/nas comunidades quilombolas da região, a intenção é propor modos de ensinar que levem em consideração as perspectivas, lugares e formas de conhecimento das pessoas que engajamos no fazer antropológico. Ao deslocar os processos de aprendizado para os territórios e lugares onde a vida das pessoas se realiza, pretende-se mostrar que o ensino de antropologia pode ser uma experiência imersa na vida. Ressalta-se que a inclusão de metodologias colaborativas comunitárias nos modos de ensinar antropologia é efeito da democratização do acesso à universidade pública no Brasil, e uma forma de sedimentar a virada pedagógica em benefício da representatividade epistêmica das pessoas e grupos sociais historicamente excluídos dos espaços universitários.

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Publicado

2021-09-02 — Actualizado el 2021-09-20

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Cómo citar

Palermo Buti, R. . (2021). História quilombola no chão: No caminho para o ensino de uma antropologia imersa na vida. Novos Debates, 7(1). https://doi.org/10.48006/2358-0097-7126 (Original work published 2 de septiembre de 2021)

Número

Sección

Pedagógicas