Uma antropóloga na escola de samba
Pesquisa de enredo no carnaval carioca
DOI:
https://doi.org/10.48006/2358-0097/V10N2.E102009Palavras-chave:
Carnaval, Escolas de samba, Pesquisa de enredoResumo
Este artigo analisa a trajetória da autora como pesquisadora no universo do carnaval carioca, com ênfase em sua transição do papel de observadora participante para o de pesquisadora de enredo da Estação Primeira de Mangueira. Essa mobilidade permite refletir sobre as diferentes dimensões do fazer etnográfico quando os papéis de pesquisadora e profissional se entrelaçam, além de oferecer uma oportunidade única de analisar o ofício ainda pouco estudado de pesquisadora de enredo nas escolas de samba. O texto aborda a entrada da autora como voluntária no barracão da escola, as dinâmicas de trabalho e relações sociais observadas, e a análise se estende ao impacto da pandemia e às transformações ocorridas entre 2020 e 2022, culminando na transição da autora para o papel de pesquisadora da agremiação. O artigo oferece uma reflexão aprofundada sobre o ofício de pesquisadora de enredo, explorando suas múltiplas dimensões, desafios e transformações em meio à crescente profissionalização das escolas de samba.
Referências
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