Um aceno da sociologia do gosto
Contribuições dos estudos sobre as práticas e preferências culturais para as ciências sociais
DOI:
https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N2.E8205Palabras clave:
preferências culturais, sociologia do gosto, hierarquias culturais, teoria das homologiasResumen
Esta resenha tem como objetivo apresentar algumas das contribuições deAs lógicas sociais do gosto(2019), coletânea organizada por Carolina Pulici e Dmitri Fernandes, para as ciências sociais. Dividido em oito capítulos, o livro busca analisar os subentendidos sociais do gosto em diversos universos culturais. Para tanto, os autores lançam mão de diversos métodos qualitativos e quantitativos, como a realização de entrevistas e de grupos focais, a aplicação de questionários, análise de dados secundários, de fontes documentais etc. Atentos às mudanças e às permanências que orientam as hierarquias culturais e a estrutura social dos espaços empíricosanalisados, os autores demonstram correlações pertinentes entre a posição social dos indivíduos e suas disposições e preferências culturais. Ademais, o livro interessa às ciências sociais visto que explora uma ampla variedade de temáticas contemporâneas, por exemplo, o peso da internacionalização e da economia em espaços culturais nacionais.
Citas
BOURDIEU, Pierre. 2008. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk.
BOURDIEU, Pierre. 1983. “Gosto de classe e estilos de vida”. In: ORTIZ, Renato (org. ). Pierre Bourdieu – Sociologia. São Paulo: Ática, p. 82-121.
JOHNSTON, Josée; BAUMANN, Shyon. 2017. “Democracy versus Distinction: A Study of Omnivorousness in Gourmet Food Writing”. American Journal of Sociology(113): 165-204. DOI: https://doi.org/10.1086/518923
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Novos Debates
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Política de Acesso Aberto
Somos uma revista de acesso aberto. Não cobramos pela publicação de artigos ou pelo acesso aos fascículos da revista.
Todo o conteúdo da revista, exceto indicação contrária em materiais específicos, está licenciado sobre Atribuição 3.0 Creative Commons Brasil (CC BY 3.0 BR).
Você tem o direito de:
– Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
– Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
– O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
– Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
– Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.