Tão longe, tão perto
Reinando o olhar etnográfico nos limites de casa durante a pandemia e o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N2.E8209Palavras-chave:
etnografia, familiar, iniciação, pandemiaResumo
A partir da realização de exercícios de iniciação etnográfica, realizados por estudantes do primeiro período do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, descrevemos e refletimos sobre as possibilidades e limitações do fazer etnográfico em tempos de pandemia e ensino remoto. Especificamente, discutimos as oportunidades de treinar a observação participante através do exercício de estranhamento dofamiliar, tanto no sentido do mundo cotidiano quanto, literalmente, das relações com a própria família. Acreditamos que a pandemia impôs um cenário que aguçou as capacidades de refletir sobre nossos universos próximos, porém em um contexto inédito. Por fim, trazemos uma experiência de escrita coletiva entre docente e estudantes no âmbito do ensino de Antropologia.
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