Tão longe, tão perto

Reinando o olhar etnográfico nos limites de casa durante a pandemia e o ensino remoto

Autores

  • Lucía Eilbaum Universidade Federal Fluminense
  • Anabelly Ribeiro Carneiro Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Daflon Goulart Costa Universidade Federal Fluminense
  • Maria Vitória Chiconelli Nobre Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N2.E8209

Palavras-chave:

etnografia, familiar, iniciação, pandemia

Resumo

A partir da realização de exercícios de iniciação etnográfica, realizados por estudantes do primeiro período do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, descrevemos e refletimos sobre as possibilidades e limitações do fazer etnográfico em tempos de pandemia e ensino remoto. Especificamente, discutimos as oportunidades de treinar a observação participante através do exercício de estranhamento dofamiliar, tanto no sentido do mundo cotidiano quanto, literalmente, das relações com a própria família. Acreditamos que a pandemia impôs um cenário que aguçou as capacidades de refletir sobre nossos universos próximos, porém em um contexto inédito. Por fim, trazemos uma experiência de escrita coletiva entre docente e estudantes no âmbito do ensino de Antropologia.

Biografia do Autor

Lucía Eilbaum, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Anabelly Ribeiro Carneiro, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Bruna Daflon Goulart Costa, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Maria Vitória Chiconelli Nobre, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

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Publicado

16.06.2024

Como Citar

Eilbaum, L., Carneiro, A. R., Costa, B. D. G., & Nobre, M. V. C. (2024). Tão longe, tão perto: Reinando o olhar etnográfico nos limites de casa durante a pandemia e o ensino remoto. Novos Debates, 8(2). https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N2.E8209

Edição

Seção

Pedagógicas