Sacralizando materialidades
(Inter)ações de pessoas e coisas na inauguração de uma Casa Sagrada em Timor-Leste
Mots-clés :
ritual, sagrado, materialidades, tradição, Timor-LesteRésumé
Essas fotografias registram momentos de preparação e execução ritual da inauguração de uma Casa Sagrada (Uma Adat) celebrada em Díli, capital de Timor-Leste, em 2015. A construção se fez sob a justificativa de estabelecer uma continuidade com a Uma Adat original da família de Júlio Alfaro, oficiante do ritual, localizada no município de Viqueque, 189km distantes de Díli. A fim de evitar descumprir obrigações lulik (sagradas) de deferência e honra aos antepassados, a nova Uma Adat serviria de abrigo às relíquias da família: objetos que materializam os feitos, memórias e a história daqueles que desencarnaram, mas que
seguem exercendo agência no mundo dos vivos, inclusive para demonstrar descontentamento caso obrigações rituais que lhes sejam devidas não sejam cumpridas adequadamente. O foco da narrativa se desloca da fisicalidade da Casa para o manuseio de outras materialidades, as quais são fundamentais para a existência e o sentido do ritual: o alimento e as relíquias. O percurso dos registros acompanha o preparo do fogo e da comida, a exposição ritual dos objetos e o momento final de comunhão dos vivos sob o cuidado garantido pelos espíritos ancestrais. Ali, cozer os alimentos tradicionais, arroz vermelho e porco, da maneira como os avós os preparavam, era um gesto de respeito, tal qual celebrar os feitos, as conquistas e as memórias impressas em pedras (que construíram casas anteriores), armas (utilizadas no passado de batalhas) e outros itens cuidadosa e valiosamente guardados. É na comunhão da família, durante a refeição, que se celebra a qualidade do vínculo que
une vivos e mortos, cumprindo obrigações, mantendo acesas as tradições e reproduzindo a unidade familiar.
Références
--
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Novos Debates 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 3.0 non transposé.
Política de Acesso Aberto
Somos uma revista de acesso aberto. Não cobramos pela publicação de artigos ou pelo acesso aos fascículos da revista.
Todo o conteúdo da revista, exceto indicação contrária em materiais específicos, está licenciado sobre Atribuição 3.0 Creative Commons Brasil (CC BY 3.0 BR).
Você tem o direito de:
– Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
– Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
– O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
– Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
– Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.