EXPERIMENTOS SÔNICOS NA PANDEMIA DE COVID-19 DE UMA PROFESSORA DE ANTROPOLOGIA NAS BORDAS UNIVERSITÁRIAS

Auteurs

  • Juliane Bazzo Universidade Federal da Grande Dourados

DOI :

https://doi.org/10.48006/2358-0097/V9N2.E9212

Mots-clés :

ensino de antropologia, pandemia de Covid-19, experimentos sônicos, docência temporária, universidade decolonial

Résumé

Este artigo discute duas experiências de ensino de antropologia conduzidas em universidades públicas durante o regime remoto emergencial em 2020, instalado devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. Um desses experimentos resultou em uma playlist musical construída coletivamente entre discentes e o outro em um podcast, cujos episódios reúnem falas de antropólogas(os) convidadas(os) a contribuir ao longo de uma disciplina. Ambas as vivências estão situadas em um contexto laboral específico, que é o de docência temporária da autora, a partir do qual são analisadas de uma perspectiva antropológica. O texto busca argumentar sobre a importância de se incluir, no debate acerca de uma universidade de atuação decolonial, os dois elementos protagonistas da reflexão apresentada: o som, como meio de conhecimento historicamente deslegitimado em seu potencial no Ocidente; assim como a dimensão do trabalho docente, cujas condições de exercício profissional aprofundam sua precarização durante a pandemia, vivida sob um governo de extrema direita no Brasil, no âmbito de um processo de expansão de governanças neoliberais em escala global.

Biographie de l'auteur

Juliane Bazzo, Universidade Federal da Grande Dourados

DiVerso: pesquis(ações) sob(re) resistências sociais | Dourados, Brasil

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Publiée

2024-06-23

Comment citer

Bazzo, J. (2024). EXPERIMENTOS SÔNICOS NA PANDEMIA DE COVID-19 DE UMA PROFESSORA DE ANTROPOLOGIA NAS BORDAS UNIVERSITÁRIAS. Novos Debates, 9(2), 1–21. https://doi.org/10.48006/2358-0097/V9N2.E9212

Numéro

Rubrique

Pedagógicas

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