Antropo... o quê?

O uso de podcast para descomplicar e ensinar Antropologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097-7117

Palavras-chave:

Ensino, Antropologia, Educação, Podcast

Resumo

“Antropo… o que? Nunca ouvi falar!” (Mundaréu 2019). Essa é uma das falas mais frequentes que qualquer pessoa da área de Antropologia já ouviu. Buscando explicar de maneira simples e didática, o Mundaréu: podcast de antropologia surge como uma ferramenta inovadora para ensinar e comunicar a disciplina para diversos públicos. Através dos episódios da primeira temporada é possível identificar uma série de temas, desafios e histórias que ilustram essa prática profissional de maneira descomplicada.

Referências

CARVALHO, Ana A. A. 2009. “Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia”. Ozarfaxinars, 1(8): 1-15

FLEISCHER, Soraya; MOTA, Julia Couto da. 2021. “Mundaréu: um podcast de antropologia como uma ferramenta polivalente”. Revista GIS, 6(1): 1-21

MUNDARÉU, 2019 e 2020. Locução de: Daniela Manica e Soraya Fleischer. Podcast. Disponível em: https://bit.ly/3j4f1xX

OLIVEIRA, João Pacheco de. 2009. “Pluralizando Tradições Etnográficas: sobre um certo mal-estar na antropologia”. Cadernos do LEME, 1(1): 2-27.

ROCHA, Everardo P. Guimarães. 1994. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense.

SOUZA DE SOUSA, Lumárya. 2019. FavelAção: experiências de letramento midiático através da pesquisa-ação. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

ZENOBI, Diego. 2010. “O antropólogo como ‘espião’: das acusações públicas à construção das perspectivas nativas”. Mana, 16(2): 471-499.

Downloads

Publicado

14.08.2021

Como Citar

de Oliveira, H. V. . (2021). Antropo. o quê? : O uso de podcast para descomplicar e ensinar Antropologia. Novos Debates, 7(1). https://doi.org/10.48006/2358-0097-7117

Edição

Seção

Resenhas