Por uma antropologia audiovisual

(Des)Caminhos entre-olhares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097-7130

Palabras clave:

Antropologia Audiovisual, Marc Piault, Cinema, Etnologia, Etnografia

Resumen

Marc Piault, cineasta-antropólogo franco-brasileiro, deve ser referência não somente para os que se arriscam pelos prados da antropologia audiovisual, mas também para aqueles que se aventuram na disciplina antropológica. É com justiça, portanto, que finalmente vem à luz a tradução da obra Antropologia & Cinema: Passagem à Imagem, Passagem pela Imagem (2018), na qual o autor refaz os caminhos transversais entre a antropologia e o cinema, trajetória dialética que se deu (e que se dá) nos pontos de contato entre as identidades e as tensões desses conhecimentos. Assim, ele mostra como se estabeleceu o pensamento ocidental a partir da complexa relação com a alteridade, traçando uma retrospectiva crítica e projetando instigantes futuros e caminhos possíveis que precisam, ainda, ser percorridos.

Citas

CUNHA, Edgar Teodoro da; CAIUBY NOVAES, Sylvia; HENLEY, Paul. 2017. “The First Ethnographic Documentary? Luiz Thomaz Reis, the Rondon Commission and the Making of (1917)”. Visual Anthropology Journal, 30: 105-146.

GONÇALVES, Marco Antônio. 2019. “O Sorriso de Nanook e o cinema documental e etnográfico de Robert Flaherty”. Sociologia e Antropologia, 9: 543-575.

TACCA, Fernando de. 2001. A imagética da Comissão Rondon. São Paulo: Papirus Editora.

Publicado

2021-08-24

Cómo citar

Nakaóka Elias, A. (2021). Por uma antropologia audiovisual: (Des)Caminhos entre-olhares. Novos Debates, 7(1). https://doi.org/10.48006/2358-0097-7130

Número

Sección

Resenhas

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