Maternidade e interlocuções com filhos e filhas da puta

Sobre educação e cuidado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N1.E8113

Palabras clave:

maternidade, filhos de puta, educação, cuidado

Resumen

A discussão apresentada neste artigo expressa dados de um estudo desenvolvido com mulheres trabalhadoras sexuais sobre suas práticas e dinâmicas de socialização, formação, cuidado e educação dos seus filhos e filhas. O referencial teórico se circunscreve ao campo de estudos em educação e dialoga com referenciais teóricos da Sociologia, da Antropologia e da Psicologia. A pesquisa realizou-se por meio de visitas a locais onde as trabalhadoras sexuais exercem seu trabalho, unidades familiares e rua. As técnicas foram entrevistas, histórias de vida, histórias de família, contatos com as famílias observação e construção etnográfica. Os resultados apontaram que as famílias das trabalhadoras sexuais, não se diferenciam em termos de organização dos outros modelos de famílias e que estas organizam uma rede colaborativa no processo de cuidado de seus filhos e filhas.

Biografía del autor/a

Fernanda Priscila Alves da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas

Citas

CARSTEN, Janet. 2000. “Introduction: cultures of relatedness”. In: Janet Carsten (Org.). Cultures of relatedness: new approaches to the study of kinship. Cambridge: Cambridge University Press. p. 1-36.

FREIRE, Paulo. 1982. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

OLIVAR, José Miguel Nieto. 2010. Guerras, trânsitos e apropriações: políticas da prostituição feminina a partir das experiências de quatro mulheres militantes em Porto Alegre. Tese de doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PISCITELLI, Adriana. 2005. Apresentação: gênero no mercado do sexo. cadernos pagu, 25: 7-23. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332005000200001

CABRAL, João de Pina; LIMA, Antónia Pedroso de. 2005. Como fazer uma história da família: um exercício de contextualização social. Etnográfica, 9(2): 355-388. DOI: https://doi.org/10.4000/etnografica.2975

PRADA, Monique. 2018. Putafeminista. São Paulo: Veneta.

SOUSA, Fabiana Rodrigues. 2012. A noite também educa: compreensões e significados atribuídos por prostitutas à prática da prostituição. Tese de doutorado em Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Publicado

2024-06-13

Cómo citar

Alves da Silva, F. P. (2024). Maternidade e interlocuções com filhos e filhas da puta: Sobre educação e cuidado. Novos Debates, 8(1). https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N1.E8113

Número

Sección

Fórum