Pioneiras da pesquisa de campo

Olhares para as relações entre história da antropologia e gênero a partir da África do Sul

Autores/as

  • Amanda Gonçalves Serafim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N2.E8206

Palabras clave:

História da Antropologia, relações de gênero, arquivo, antropologia na África do Sul, silenciamento

Resumen

Pioneers of the Field: South Africa’s Women Anthropologists, livro do historiador sul-africano Andrew Banks, é uma obra que relaciona história da antropologia e relações de gênero a partir da constituição da antropologia principalmente na África do Sul. O livro, ainda inédito em português, reúne um minucioso trabalho de análise de documentos e da trajetória pessoal e profissional de seis antropólogas que atuaram principalmente na primeira metade do século XX no país. A despeito das contribuições institucionais e acadêmicas de seus trabalhos, estas antropólogas permaneceram silenciadas frente à atuação de seus colegas homens do mesmo período. Dessa forma, o trabalho de Banks nos ajuda a ir além de um simples reconhecimento dessas trajetórias particulares, nos estimulando a refletir sobre os mecanismos de consagração e silenciamento na constituição das histórias oficiais da antropologia e de como podemos desenvolver uma historiografia da disciplina mais atenta a esses mecanismos.

Biografía del autor/a

Amanda Gonçalves Serafim, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas

Citas

BANKS, Andrew. 2016. Pioneers of the Field: South Africa’s Women Anthropologists. Londres: International African Institute; New York: Cambridge University Press.

SCHUMAKER, Lyn. 2008. “Women in the Field in the Twentieth Century: Revolution, Involution, Devolution?”. In: Henrika Kuklick (org). A new history of anthropology. Oxford: Blackwell Publishing. p. 277-292.

Publicado

2024-06-16

Cómo citar

Serafim, A. G. (2024). Pioneiras da pesquisa de campo: Olhares para as relações entre história da antropologia e gênero a partir da África do Sul. Novos Debates, 8(2). https://doi.org/10.48006/2358-0097/V8N2.E8206

Número

Sección

Resenhas