Consumo e Cidadania

Uma análise sobre o nicho de mercado para a população negra a partir do Baco Exu do Blues

Autores

  • Beatriz Yolanda Pontes de Gusmão Sá Universidade Federal de Pernambuco
  • Cláudia Ferreira Alexandre Gomes Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0009-0003-6257-6208

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097/V10N1.E101003

Palavras-chave:

consumo, cidadania, nicho de mercado, população negra, Baco Exu do Blues

Resumo

O artigo visa debater a realidade social da população negra a partir da relação entre consumo e cidadania. Utiliza-se a letra da música Autoestima, do cantor rapper Baco Exu do Blues, para iluminar a discussão teórica sobre o poder simbólico e as normas hegemônicas que empurraram a população negra para a base na pirâmide social. O consumo entra como um fator revelador para a compreensão da inserção social de negras e negros a partir da visibilidade oferecida pelo nicho de mercado voltado para essa população. Discute-se ainda, como a possibilidade do poder de compra ajuda a minimizar ações discriminatórias e fortalece a identidade e a autoestima de uma minoria social.

Biografia do Autor

Beatriz Yolanda Pontes de Gusmão Sá, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Antropologia | Recife, Brasil

Cláudia Ferreira Alexandre Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós-Graduação em Sociologia | João Pessoa, Brasil

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Publicado

17.10.2024

Como Citar

Pontes de Gusmão Sá, B. Y., & Ferreira Alexandre Gomes, C. (2024). Consumo e Cidadania: Uma análise sobre o nicho de mercado para a população negra a partir do Baco Exu do Blues. Novos Debates, 10(1). https://doi.org/10.48006/2358-0097/V10N1.E101003

Edição

Seção

Ensaios