Consumo, sistemas classificatórios e disputas identitárias no "veganismo de periferia" do perfil @tallitaxavier no tiktok e no instagram
DOI:
https://doi.org/10.48006/2358-0097/V10N1.E101008Palavras-chave:
consumo; mediação cultural; influenciadores digitais; veganismo; classes populares.Resumo
O artigo tem como objetivo compreender os significados do “veganismo de periferia” apresentado no perfil @thallitaxavier e de que modo esse estilo de vida é disseminado nas mídias sociais TikTok e Instagram. Nesse contexto, foi possível observar a maneira pela qual o fenômeno do consumo aparece como palco de disputas identitárias e negociações acerca do que seja “ser periférico”, dentro de um fluxo de mediação cultural. A partir de pesquisa etnográfica, foram analisados conteúdos elaborados pela “influenciadora digital” Thallita Xavier nas referidas mídias, observando-se também as interações com o público nos comentários. Entre os resultados, destacam-se a intenção de colocar o “veganismo de periferia” no contexto de uma cultura afrodiaspórica, a adoção desse estilo de vida como um meio de confrontação da exclusão social, e a afirmação do consumo enquanto “escolha” e não como resultado de uma inevitável “carência material”.
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