DOCÊNCIA DE ANTROPOLOGIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19

Desafios, estratégias e aprendizados de três experiências de estágio-docência

Autores/as

  • Francine Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Giordano Bergmann Universidade Federal de Santa Catarina | Instituto Federal Catarinense
  • Pâmela Laurentina Sampaio Reis Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48006/2358-0097/V9N2.E9213

Palabras clave:

ensino de antropologia, ensino remoto, práticas pedagógicas, pandemia

Resumen

As limitações impostas pela pandemia do COVID-19 ao ensino universitário levantaram desafios pertinentes ao ensino de Antropologia. Este artigo visa relatar três experiências de estágio-docência ocorridas entre 2020 a 2022 em disciplinas ofertadas nos cursos de graduação em Antropologia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. Refletimos sobre as possibilidades, alcances e limitações do ensino e do aprendizado em contexto remoto, através da análise de escolhas metodológicas e estratégias pedagógicas desenvolvidas por nós nesta modalidade de ensino. Nossas experiências evidenciaram que mesmo em meio às limitações desta modalidade de ensino é possível promover o desenvolvimento de habilidades centrais no ensino de Antropologia. Acreditamos que tais reflexões podem se tornar fonte de engajamento e inspiração para práticas pedagógicas.

Biografía del autor/a

Francine Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas | Florianópolis, Brasil

Carolina Giordano Bergmann, Universidade Federal de Santa Catarina | Instituto Federal Catarinense

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas | Técnica em Assuntos Educacionais

Florianópolis, Brasil | Blumenau, Brasil

Pâmela Laurentina Sampaio Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas | Florianópolis, Brasil

Citas

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Publicado

2024-06-23

Cómo citar

Costa, F., Giordano Bergmann, C., & Laurentina Sampaio Reis, P. (2024). DOCÊNCIA DE ANTROPOLOGIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19: Desafios, estratégias e aprendizados de três experiências de estágio-docência . Novos Debates, 9(2), 1–25. https://doi.org/10.48006/2358-0097/V9N2.E9213

Número

Sección

Pedagógicas