Imagens literais demais
Pensando elementos estéticos no fazer político do bolsonarismo e suas consequências
DOI :
https://doi.org/10.48006/2358-0097-6205Mots-clés :
Antropologia da política, bolsonarismo, conservadorismo, estética e política, pertencimento políticoRésumé
O texto focaliza o entrelaçamento entre elementos estéticos, modos de pertencimento e a construção de grupos políticos bolsonaristas. São vistas nas cenas públicas de apoio ao mandato de Jair Bolsonaro materialidades, mensagens e imagens que relacionam religiões, Estados-Nação e sentidos de maioria cujo arranjo não deve ser compreendido como um acúmulo de referências desordenadas, mas como o acionamento de elementos que funcionam segundo uma lógica própria, a do bolsonarismo. O argumento do texto é o de que a ocupação de espaços públicos por apoiadores deste governo e as formas de aparição de seus elementos estéticos mais recorrentes oferecem boas chaves interpretativas para abordagens antropológicas ao tema do bolsonarismo e do fortalecimento do conservadorismo na política contemporânea.
Références
ANDERSON, Benedict. 2008. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras.
BUTLER, Judith. 2019. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
LATOUR, Bruno. 2012. Reagregando o social: uma introdução à teoria ator-rede. Salvador: Edufba; Bauru: Edusc.
MEYER, Birgit. 2019. ‘‘De comunidades imaginadas a formações estéticas: mediações religiosas, formas sensoriais e estilos de vínculo’’. In: Emerson Giumbelli; João RicklI, João e Rodrigo Toniol (Orgs). Como as coisas importam: uma abordagem material da religião. Textos de Birgit Meyer. Porto Alegre: Editora da UFRGS. p. 43-80.
PINHEIRO-MACHADO, Rosana; FREIXO, Adriano de (Orgs.). 2019. Brasil em transe: Bolsonarismo, nova direita e desdemocratização. Rio de Janeiro: Oficina Raquel.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty; BUTLER; Judith. 2018. Quem canta o Estado-Nação? Língua, política, pertencimento. Brasília: Editora UnB.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Novos Debates 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 3.0 non transposé.
Política de Acesso Aberto
Somos uma revista de acesso aberto. Não cobramos pela publicação de artigos ou pelo acesso aos fascículos da revista.
Todo o conteúdo da revista, exceto indicação contrária em materiais específicos, está licenciado sobre Atribuição 3.0 Creative Commons Brasil (CC BY 3.0 BR).
Você tem o direito de:
– Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
– Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
– O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
– Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
– Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.