Patrimônios culturais e licenciamento ambiental
Atravessamentos em tempos catastróficos
DOI :
https://doi.org/10.48006/2358-0097-7113Mots-clés :
Patrimônio cultural, Licenciamento ambiental, Catástrofes, Mineração, Isabelle StengersRésumé
Neste ensaio, procuro refletir com base na perspectiva das catástrofes proposta por Isabelle Stengers sobre os rumos e enfrentamentos às políticas de patrimônio cultural que vivenciamos no Brasil nos últimos anos e que ganharam outros tons com as eleições de 2018. Falo a partir de experiências de trabalho no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para pensar sobre as chamadas “análises de impacto cultural”. Tais processos são cada vez mais exigidos das analistas do Instituto, no contexto de licenciamentos ambientais e rompimentos de barragens de rejeitos de mineração. Entendo que reconhecer a ambivalência de instrumentos de participação, como pharmakon, parece uma saída para cultivar a arte de ter cuidado na política pública.
Références
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. 2019. “As estratégias de exportação agromineral e a usurpação das terras tradicionalmente ocupadas: à guisa de Introdução”. In: Alfredo Wagner Berno de Almeida, Eriki Aleixo, Ítala R. Nepomuceno e Vinícius Benvegnú (Orgs.). Mineração e Garimpo em Terras tradicionalmente ocupadas: conflitos sociais e mobilizações étnicas. Manaus: UEA Edições/PNCSA: 47-70.
BRONZ, Deborah; ZHOURI, Andréa; CASTRO, Edna. 2020. “Passando a boiada: violação de direitos, desregulação e desmanche ambiental no Brasil”. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia 49: 8-41.
EUGÊNIO MOREIRA, Guilherme. 2020. Nas políticas do imaterial: sentidos da participação nas práticas de técnicos/as do patrimônio em Minas Gerais. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói.
GUDYNAS, Eduardo. 2015. “Extractivismos en América del Sur y sus efectos derrame”. Societé Suisse des Americanistes/Schweiserische Amerikanisten Gesellschaft 76: 13-23.
hooks, bell. 2013. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF/Marins Fontes.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. 2015. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.
OLIVEIRA, Raquel; ZUCARELLI, Marcos Cristiano. 2020. “A gestão dos conflitos e seus efeitos políticos: Apontamentos de pesquisa sobre mineração no Espinhaço, Minas Gerais”. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia 49: 42-71.
PIGNARRE, Philippe; STENGERS, Isabelle. 2005. La sorcellerie capitaliste: pratiques de désenvoûtement. Paris: Éditions La Découverte.
_____. 2019. “A feitiçaria capitalista – Minions”. Revista Usina (Online).
STENGERS, Isabelle. 2015. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify.
_____. 2017. Reativar o animismo. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira (Cadernos de leituras 62).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Novos Debates 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 3.0 non transposé.
Política de Acesso Aberto
Somos uma revista de acesso aberto. Não cobramos pela publicação de artigos ou pelo acesso aos fascículos da revista.
Todo o conteúdo da revista, exceto indicação contrária em materiais específicos, está licenciado sobre Atribuição 3.0 Creative Commons Brasil (CC BY 3.0 BR).
Você tem o direito de:
– Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
– Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
– O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
– Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
– Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.